segunda-feira, 25 de outubro de 2010

OLALHAS na NATIONAL GEOGRAPHIC




Na edição deste mês, Outubro de 2010, da versão portuguesa da conceituada revista cientifica NATIONAL GEOGRAPHIC encontra-se um artigo intitulado "Terras Templárias". O principal destaque vai, obviamente, para a cidade de Tomar, não tivesse sido esta a sede da Ordem de Cristo, sucessora em Portugal da Ordem dos Templários.
No entanto, o que me levou a publicar esta mensagem foi a referência à nossa freguesia e em particular à nossa igreja matriz, não é que o artigo acrescente algo de novo ao que a maioria dos Olalhanenses sabem a cerca da nossa história, mas é sempre motivo de orgulho ver o nome da nossa terra publicado numa revista com o prestígio da NATIONAL GEOGRAPHIC.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um Exemplo de Dedicação!


A pessoa a quem dedico estas poucas palavra é me por motivos óbvios muito chegada e muito querida, no entanto não é essa a razão pela qual lhe dedico esta última homenagem. O Sr. Bernardino Marques dos Santos além das qualidades humanas que possuía e que fizeram com que fosse admirado e respeitado por muitos, foi sem dúvida um exemplo de dedicação à sua terra. Das ultimas recordações que irão perpetuar na minha memória uma será a forma apaixonada com que falava da Amêndoa, assim como a tristeza que sentiu por não poder estar presente pela primeira vez, e que infelizmente viria a ser a última, na festa da Amêndoa, mas também a alegria de saber que a festa, cujo inicio, à vinte e tal anos teve a sua colaboração, se realizou mais uma vez com um sucesso inegável.
Cabe-nos a nós saber honrar e perpetuar a memória do Sr. Bernardino, assim como de todos aqueles sem os quais não seria possível a nossa geração realizar e desfrutar dos eventos e das infra-estruturas que a Amêndoa hoje se orgulha de possuir.
A todos e em especial ao Bernardino Marques dos Santos um meu muito obrigado!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FESTAS DE VERÃO

OLALHAS


AMÊNDOA


Se é verdade que festas de verão há por todo o lado, não é menos verdade que poucas há como as nossas. Não é que seja um frequentador assíduo das festas de norte a sul do país, mas não são raras as vezes que as pessoas que nos visitam expressão a sua admiração pela dimensão das nossas festas, assim como os músicos das bandas que actuam nos nossos palcos.

Sou da opinião, opinião essa que faço a questão de expressar junto dos responsáveis pelos destinos da nossa freguesia e do concelho, que as festas de verão realizadas nas freguesias do nordeste do concelho (Olalhas, Serra e Junceira) podem funcionar como um forte atractivo para pessoas que procuram uma 2ª habitação fora do grandes centros urbanos, mas que para além do descanso proporcionado pela pacatez característica das nossas aldeias também gostam de encontrar algumas formas de divertimento, de preferência, diferentes das tradicionais discotecas e bares existentes nas cidades.

Também os jovens poderiam encontrar na nossa freguesia motivos mais do que suficientes para aqui passarem as suas férias de verão, se para tal fossem concretizadas as praias fluviais à tanto tempo anunciadas, se dota-se pelo menos uma delas com um parque de campismo, deste modo, com estas infraestruturas e com a existência de festas de verão praticamente todos os fins-de-semana, os jovens poderiam encontrar umas férias divertidas e ,não menos importantes, baratas.

Só para terminar colocava aqui uma questão!

Porque é que a câmara municipal apoia com 20 mil euros o Festival Bons Sons, realizado em Cem Soldos e nem sequer ajuda as restantes festas a fazerem a sua divulgação nos boletins editados pela própria câmara?




sexta-feira, 4 de junho de 2010

Não há cú que aguente

O ritmo a que ocorrem as festas na Amêndoa é de tal ordem que me é impossível manter o blog minimamente actualizado, ora vejamos; depois da espalhafatosa festa da esferovite (de que ainda hoje existem vestígios) foi a vez de comemorarmos a entrada da primavera no dia 20 de Abril, com o Baile da Primavera,

…, passados quinze dias (03/04/2010) não podíamos deixar passar em claro essa data festiva que é a Páscoa, e cá vai mais um baile com a banda Réplica,

Convencidos que o bom tempo estava para ficar decidimos organizar a Festa da Juventude ao ar livre, as hostilidades estavam marcadas para os dias 7 e 8 de Maio. No dia 7 de Maio ganhamos ao S. Pedro e lá se realizou o espectáculo com o sempre animado Grupo A-Part que nos fez esquecer o frio.

Mas como o Pedrocas não é de se ficar mandou vir uma carga de água no dia 8 de Maio que nos ia caindo o céu em cima. Uma vez que o jogo esta empatado nada como marcar novo duelo, desta vez para o dia 28 de Maio.


quarta-feira, 17 de março de 2010

O Nascer do Sol na Amêndoa 2

Como eu estava a dizer, assistir ao nascer do sol está a tornar-se tradição para os lados da Amêndoa. Desta vez a culpa foi da festa da esferovite.

FESTA DA ESFEROVITE 06/03/10

...à 1h00m


...à 1h21m

...à 1h 26m

...ás 2h28m

...ás 2h31m

ás 2h34m

...ás 3h11m

...ás 5h24m

...ás 6h42m

....ás 6h52m (O nascer do sol desta feita foi um pouco nublado!!)

Mas a maluqueira não acabou por aqui!!!

...ás 8h13m

ás 11h02m

...ás 11h52

Como sempre alguém tem que trabalhar!

Arrumada a trouxa fomos almoçar.

Mas não fiquem triste, já estão agendadas as novas visualizações do nascer do sol na Amêndoa para os próximas dias 20 de Março e 3 de Abril.